quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PAIS DO \'MUNDO\'. ACORDEM!


Quando passamos pela transição de filhos a pais, o “backup” de todas as nossas experiências boas e más, começam a passear em nossas cabeças como um programa pré-determinado e a execução dessas experiências ocorre de maneira fisiológica, natural. É inevitável.
Em todas as situações encontradas e vividas pelos nossos amados rebentos, incrivelmente temos algo de orientação a dizer-lhes. É fantástico podermos dar um conselho tão embasado em nossas convicções, mas com a consistência de uma vivência e uma estrutura espiritual nos dada pelo Espírito Santo e de um certo modo, um olhar para o futuro!
 
Talvez a orientação principal é: tudo a seu tempo! Há um tempo certo para realizarmos muitas coisas em nossas vidas, sábio ensinamento vindo das Sagradas Escrituras em Eclesiastes 3 em diante.
 
Algo fundamental que devemos colocar aos nossos filhos a partir deste ensinamento; é que através deste tempo certo para a realização de todos os anseios deles, eles não precisam de afobação, imediatismo e agitação.
 
É MELHOR QUE TODOS OS ACONTECIMENTOS NA VIDA OCORRAM NO TEMPO ADEQUADO, DE MANEIRA CERTA , E DE MODO TRANQUILO!
 
Claro que o mundo hoje é muito mais dinâmico e em franca expansão do que há dez, quinze, trinta anos atrás. Hoje através de um computador e do acesso à rede de internet, o mundo vem até nossas casas, notícias correm a todos os continentes  em minutos, os celulares com jogos, com musicas, tudo ao redor esta agitando e isso faz com que mentalmente e fisicamente nossos jovens fiquem em  atividade constante, se ocupando com afazeres que muitas vezes não tem importância ética ou cultural, deixando tantas vezes o imprescindível de lado, sem espaço, esquecido: A formação do caráter do ser humano.
 
Em uma entrevista assistida pela televisão, Dom Orlando Bispo de Diocese de Londrina falava exatamente sobre este assunto, e esta inquietação de nossos jovens que se reflete na igreja,na Missa, na catequese, na escola,  no momento em que eles devem ficar quietos, silenciar o coração, para ouvirem, aprenderem a Palavra de Deus, sentirem a presença de Deus em suas vidas... eles não conseguem: pois estão  agitados, conversando com o colega ao lado ,na frente e atrás, dispersam eles e nós que sentamos próximos...
 
Algo que tenho passado para minhas filhas é orientar para que tenham cuidado e responsabilidade ao decidirem para si algo momentâneo. Esperar o momento certo é o mais inteligente, porém exige discernimento, sabedoria, e às vezes até conhecimento. MAS O ADOLESCENTE, O JOVEM AINDA NÃO TEM CONHECIMENTO TOTAL , ENTÃO NÓS PAIS É QUE TEMOS QUE TER PARA AUXILIÁ-LOS NAS DECISÕES.
 
Sabemos que   no momento futuro é certo que tudo vai acontecer de maneira saudável aos nossos filhos se eles se permitirem esperar... e eles irão descobrir um dia que aquilo que tanto queriam , não valia a pena realizar no momento que eles achavam ser o momento certo. Um exemplo comum é o namoro precoce, onde as estruturas emocionais ainda em desenvolvimento do adolescente não permitem que ele saiba lidar com a resolução de tantos sentimentos ao mesmo tempo, e com isso eles não tem sustentabilidade para um relacionamento, mesmo que inocente. E acabam por comprometer os estudos, se isolam dos amigos e da família, querendo ficar com o namorado(a) o tempo todo, e futuramente uma possível decepção amorosa, onde nós pais teremos também dificuldade de dar  suporte, poderemos ver nossos jovens transferindo a sua revolta de suas decepções em inocentes.
Infelizmente vemos pais que concordam com o mundo, e com todos... não dão a atenção necessária à família, não percebem o comportamento dos filhos, são coniventes com a situação e muitas vezes esses casos refletem dentro de nossas casas, pois sempre vem o “bordão” de nossos filhos: “mas os pais de fulano deixam ele ir, fazer, namorar, ficar, fumar, beber, etc” “ todo mundo vai...todo mundo faz...”
 
ALÉM DE TERMOS QUE LIDAR COM AS CIRCUNSTÂNCIAS DE NOSSA FAMÍLIA, TEMOS QUE LIDAR COM AS DO VIZINHO.”
 
Usamos em nossa casa a seguinte explicação: não sabemos como é a família de fulano, então não podemos opinar.  Porém, aqui em nosso LAR acreditamos que o correto é fazer da nossa maneira. Sempre usamos o consenso meu e de minha esposa para as principais decisões com nossas filhas. Não podemos aceitar que outra família , tantas vezes sem amor, sem Deus, sirva de parâmetro aos nossos filhos, não porque somos melhores ou piores, mas porque temos nossas convicções cristãs e devemos por em prática para nossos filhos. Por vezes faço a seguinte colocação às minhas filhas: temos o privilégio de viver numa família e comunidade cristã...somos um povo pecador pelas nossas fraquezas, mas a cada dia buscamos a santidade pelo poder do Espírito Santo.
 
“Não devemos nos conformar com este mundo” (Romanos 12,2)
 
Não devemos nos conformar, não devemos aceitar as transformações do mundo que deturpam o que é bom e honesto, devemos sim; viver as modificações do mundo orientando nossos filhos no respeito e na dignidade humana. Com certeza serão homens e mulheres de caráter, porque caráter...não compra, se constroem!!!
 
Paz e Bem.
 
Antonio e Elenir
M.F.C. - Grupo Esperança da Graça Divina
Santo Antônio da Platina - PR



Nenhum comentário:

Postar um comentário