segunda-feira, 12 de março de 2012

CONDIR NORDESTE SE REUNIRÁ EM MARECHAL DEODORO(AL)


Rancho Pé de Pinhão será o local da reunião do CONDIR/NE


O
 Conselho Diretor Nordeste do Movimento Familiar Cristão (CONDIR-NE) estará reunido no período de 14 a 15 de abril na Cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas, para a 4ª Reunião Administrativa da Gestão 2010/2013.

 O Conselho se reunirá para avaliar o desempenho do MFC, estabelecer metas e trocar informações referentes às atividades mefecistas no âmbito regional para que possa haver sucesso nas metas planejadas.

Participarão da reunião os mefecista James e Fátima (coordenadores regional e estadual Alagoas), Vamberto e Marly (vice-coordenadores regional), Jorge e Penha (Sercom), Florisval e Eliana (Serfin), Pe. Arnaldo (assessor eclesiástico), José Newton e Ariadna (ex-coordenadores regionais), Alexsandra e Joel (coordenadores estadual Bahia), Mário e Liliana (coordenadores estadual Ceará) e Luiz Antônio e Maria José (coordenadores estadual Sergipe) e os demais integrantes do MFC/NE comprometidos com sua caminhada.

A coordenação do Movimento Familiar Cristão de Alagoas, na qualidade de anfitrião, já começou a trabalhar na organização do evento que acontecerá no Rancho Pé de Pinhão, uma propriedade com muito verde, rica fauna e flora e que tem uma completa infraestrutura para receber os participantes do CONDIR-NE.

Os mefecistas participantes do CONDIR-NE terão a oportunidade de conhecer as belezas e a cultura da Cidade Histórica de Marechal Deodoro, a primeira Capital de Alagoas e terra do primeiro presidente da Republica Federativa do Brasil.

MARECHAL DEODORO – AL
A Cidade de Marechal Deodoro foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros ladrões. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada a cidade. A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. O nome da cidade foi alterado para o atual no ano de 1939, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil.

Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.

O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió e faz limites com as cidades de Pilar, São Miguel dos Campos, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e com o Oceano Atlântico. Está localizada há 5 metros acima do nível do mar, tem área de 363,3 km2. Clima temperado, variando entre 29° 22°C. Sua economia baseia-se na cana-de-açúcar, na pesca, no coco e no turismo.

Marechal Deodoro é banhado pelas lagoas Mundaú e Manguaba e tem como atrativos naturais a Ilha de Santa Rita(maior ilha lacustre do país e área de preservação ambiental), a Prainha, a Praia do Saco (própria para o nudismo), a Bica da Pedra, o povoado de Massagueira e a conhecida Praia do Francês.

Seus principais eventos são: Campeonatos de Surf, Festival de Verão, Carnaval, Festa do Pato, Baile Histórico, São João, Festival Lacustre e Encontro Cultural.

Marechal Deodoro é também sinônimo de interação entre natureza e a arte. O município mostra exemplos do que há de mais belo no artesanato, com as rendas como o labirinto e o filé, unindo a beleza das cores à suavidade dos fios.

A cada passo que se dá em Marechal Deodoro pode-se apreciar algum tipo de artesanato feito pelos moradores locais. Ora vê-se uma senhora sentada à porta de casa manuseando a agulha e a linha para produzir uma blusa de filé, ora encontra-se um artesão moldando tiras de palha para fazer uma cesta. Faz parte da tradição de cada família: os filhos aprendem com os pais, as filhas com as mães, tias ou avós. Definitivamente o artesanato está enraizado na cultura de cada família, tal como a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário