quarta-feira, 28 de março de 2012

MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO



     

                                                MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO

                         27 DE MARÇO 2012 - CORREIO MFC BRASIL Nº 282 – 6800 DESTINATÁRIOS


Um conhecido senador desafiou a presidente da República, por todos os canais de TV: “ou devolve para o meu partido o nosso ministério, ou os oito senadores da bancada passam para a oposição ao governo”.







A chantagem indecorosa
Helio Amorim*

O senador não ficou rubro de vergonha nessa indecente chantagem. Ao contrário, exibia a clássica pose de defensor do povo brasileiro ao exigir a devolução para o partido do feudo que se transformou no que há de menos higiênico na política brasileira ao longo de uma década de corrupção.

Denúncias e crimes financeiros comprovados derrubaram o ministro do partido e toda a cúpula dos órgãos do ministério, com dezenas de demissões por ordem da presidente.

Pouco antes do desmoronamento da quadrilha, um deputado do partido que coordenava a arrecadação ainda convocou as empresas contratadas no âmbito do ministério para afirmar para aquela plateia bondosa, que contava com sua tradicional “generosidade”, fixada pormodesto percentual sobre o seu faturamento, condição para uma garantida troca de bondades.

É claro que quem paga exige esse óbvio retorno, gerando o clássico
superfaturamento de obras, prática usual nessa cumplicidade criminosa. Mas quem paga de fato essa gigantesca propina é você, caro leitor.

O escândalo maior, após o desmantelamento dessa quadrilha, chega agora com o desafio do senador milionário à presidente. Os oito honestossenadores do partido irão para a oposição se não lhes devolverem o ministério para a recomposição da máfia desarticulada.

Não é por discordância com a política, os programas estratégicos, as prioridades ou o plano de governo, que eles apoiam e continuarão apoiando se lhes devolverem a chave do tesouro.

É incrível esses senhores não perceberem a desonestidade explícita dessa chantagem política indecorosa capaz de corar o mais insensível chefe de quadrilha de traficantes ou produtor de pornografia.

*Membro do MFC Movimento Familiar Cristão

Documentos da Igreja
Comprometer-se na ação
Octagesima Adveniens, n° 48 – Papa Paulo VI
48. (...) "Os leigos devem assumir como sua tarefa própria a renovação da ordem temporal. Se o papel da Hierarquia consiste em ensinar e interpretar autenticamente os princípios morais que hão de ser seguidos neste domínio, pertence aos leigos, pelas suas livres iniciativas e sem esperar passivamente ordens e diretrizes, imbuir de espírito cristão a mentalidade e os costumes, as leis e as estruturas da sua comunidade de vida".(PP33)

Seria bom que cada um procurasse examinar-se, para ver o que é que já fez até agora e aquilo que deveria fazer. Não basta recordar os princípios, afirmar as intenções, fazer notar as injustiças gritantes e proferir denúncias proféticas; estas palavras ficarão sem efeito real, se elas não forem acompanhadas, para cada um em particular, de uma tomada de consciência mais viva da sua própria responsabilidade e de uma ação efetiva.

É por demais fácil atirar sobre os outros a responsabilidade das injustiças sem se dar conta ao mesmo tempo de como se tem parte nela, e de como, antes de tudo o mais, é necessária a conversão pessoal. Esta humildade fundamental servirá para tirar à ação todo o caráter de intolerância e todo o sectarismo; além disso, ela evitará também o descoroçoamento em face de uma tarefa que pode aparecer como desmesurada.

A esperança do cristão provém-lhe, antes de mais, do fato de ele saber que o Senhor está operando conosco no mundo, e que Ele continua no seu Corpo que é a Igreja - e, por esta, na humanidade inteira - a Redenção realizada sobre a Cruz e que resplandeceu em vitória na manhã da Ressurreição. (34)

Tal esperança provém-lhe igualmente do fato de ele saber que outros homens estão também operando no sentido de se empreender ações convergentes de justiça e de paz; existe, de fato, por detrás de uma aparência de indiferença, no coração de cada homem, uma vontade de vida fraterna e uma sede de justiça e de paz, que importa simplesmente despertar.

Teologia


O atrativo de Jesus
José Antonio Pagola
Teólogo espanhol, comenta João 12, 20-33


Uns peregrinos gregos que vieram celebrar a Páscoa dos judeus aproximaram-se de Felipe com uma petição: "Queremos ver Jesus". Não é curiosidade. É um desejo profundo de conhecer o mistério que se encerra naquele Homem de Deus. Também a eles lhes pode fazer bem.

Jesus é visto preocupado. Dentro de alguns dias será crucificado. Quando lhe comunicam o desejo dos peregrinos gregos, pronuncia umas palavras desconcertantes: "Chega a hora de que seja glorificado o Filho do Homem". Quando for crucificado, todos poderão ver com claridade onde está a Sua verdadeira grandeza e a Sua glória.

Provavelmente ninguém entendeu nada. Mas Jesus, pensando na forma de morte que o espera, insiste: "Quando Eu for elevado sobre a terra, atrairei todos até Mim". Que se esconde no crucificado para que tenha esse poder de atração? Apenas uma coisa: O Seu amor incrível a todos.

O amor é  invisível. Só o podemos ver nos gestos, nos sinais e na entrega de quem nos quer bem. Por isso, em Jesus crucificado, na Sua vida entregue até à morte, podemos perceber o amor insondável de Deus. Na realidade, só começamos a ser cristãos quando nos sentimos atraídos por Jesus. Só começamos a entender algo da fé quando nos sentimos amados por Deus.

Para explicar a força que se encerra em Sua morte na cruz, Jesus utiliza uma imagem simples que todos podemos entender: "Se o grão de trigo não cai na terra e morre, fica infecundo; mas se morre, dá muito fruto". Se o grão morre, germina e faz brotar a vida; mas se se encerra no seu pequeno invólucro e guarda para si a sua energia vital, permanece estéril.

Essa bela imagem descobre-nos uma lei que atravessa misteriosamente a vida inteira. Não é uma norma moral. Não é uma lei imposta pela religião. É a dinâmica que torna fecunda a vida de quem sofre movido pelo amor. É uma ideia repetida por Jesus em diversas ocasiões: Quem se agarra egoisticamente à sua vida, coloca-a a perder; quem sabe entregá-la com generosidade gera mais vida.

Não é  difícil comprová-lo. Quem vive exclusivamente para o seu bem-estar, o seu dinheiro, o seu êxito, a sua segurança, acaba vivendo uma vida medíocre e estéril: a sua passagem por este mundo não faz a vida mais humana. Quem se arrisca a viver uma atitude aberta e generosa difunde a vida, irradia alegria, ajuda a viver.

Não há uma forma mais apaixonante de viver que fazer a vida dos outros mais humana e leve. Como poderemos seguir Jesus se não nos sentimos atraídos pelo Seu estilo de vida?

Frases


*                Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos.
*                Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam.
*                As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações.
*                Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.
Antoine Saint-Exupéry, escrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário