segunda-feira, 12 de março de 2012

Conselho Pastoral Arquidiocesano se reúne para estudo e planejamento


Representantes do CPA (Conselho Pastoral Arquidiocesano) se reuniram na manhã deste Sábado, 03, no Centro Pastoral Dom Climério para estudarem a Diretriz da ação evangelizadora no Brasil, bem como o Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI, através da Carta Apostólica Porta Fidei e que se iniciará 11 de Outubro deste ano. Durante a reunião, o Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, destacou que o Ano da Fé está integrado à nova evangelização que a Igreja tem vivenciado nos últimos anos e que tem no Catecismo da Igreja Católica e nos documentos do Concílio Vaticano II as suas maiores expressões: “O fundamento da nossa fé é o encontro com a Pessoa de Jesus que dá à nossa vida um novo sentido”, disse.
Além disso, Dom Luiz Pepeu falou sobre a importância da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8). Segundo ele, a saúde precisa ser pensada por cada um e por todos da sociedade, “porque diz respeito a cada brasileiro, independente de fé”, lembrou.
O Reitor do Seminário Arquidiocesano, Pe. Gerson Bittencourt, falou para os conselheiros sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para o quadriênio 2011-2015. Ele destacou que as Diretrizes devem ser levadas em conta por todas as organizações da Igreja na Brasil e que este documento deseja que se formem discípulos que experimentem a fé no encontro com Deus e com Seu Filho Jesus.
Para isso, é necessário levar em conta a sociedade, a cultura e os diversos cenários presentes no nosso país, onde a Igreja é convidada a se colocar em constante estado de missão. E os fiéis leigos são importantes agentes neste compromisso. Por isso será realizado o 1º Congresso Arquidiocesano de Leigos e Leigas sob a inspiração do Ano da Fé, buscando levar todos os homens o ensinamento da Igreja e fazer o Evangelho penetrar no seio da civilização.
Finalmente ficou decidido que será elaborado um instrumento de trabalho e de preparação das Diretrizes Arquidiocesanas. Para isso foi constituída uma Comissão formada pelos Vigários Regionais, por um conselheiro de cada vicariato, o coordenador de pastoral e a equipe de formadores,sob a presidência do Arcebispo. No dia 26 de Maio, quando acontecerá a reunião extraordinária do CPA, será entregue este instrumento de trabalho que, por fim, contribuirá para elaboração das Diretrizes Arquidiocesanas que serão aprovadas na 10ª Assembléia Arquidiocesana de Pastoral, que acontecerá em Novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário